sábado, 28 de agosto de 2010

Return to Forever - Hymn of the 7th Galaxy

Cansei de ficar falando de política. O pleito federal parece decidido. Talvez deva comentar ter nessa semana cumprimentado meu candidato pessoalmente, ainda que por outras questões tenha perdido quase todo o evento com ele.
O acontecimento maior fica sendo a chegada com um pacote de LPs há muito aguardados. Algumas coisas fantásticas como o Trout Mask Replica estão lá, e um Vandermark 5 que ouço agora e que merecerá certamente sua própria postagem.
Mas me achei na obrigação de comentar o estupendo álbum Hymn of the 7th Galaxy, do Return to Forever, o grupo de fusion (pra mim, a expressão máxima do estilo) capitaneado por Chick Corea e com nada menos que Stanley Clarke por fiel escudeiro. O disco é o melhor do grupo, com o ponteiro sempre no vermelho; instrumentos sempre muito bem tocados, mas sem pedantismo. Uma combinação de rara felicidade. Bill Connors (guitarra - eu sempre pensei que fosse o Al di Meola!) e Lenny White (batera) completam a trupe.
Já escutei muito esse disco, tendo-o baixado em MP3. Mas agora, com o vinil, sei como ele foi concebido. A riqueza de texturas é realmente insuperável, além das dimensões subjetivas de cor, calor, e "presença".
É claro que ainda dá pra apreciar digitalmente. Fica para vocês gostinho, no vídeo a seguir.

Nenhum comentário: